Historial

A Associação Popular de Apoio à Criança nasceu através da constituição de uma Comissão Instaladora, com cerca de 4 homens e 3 mulheres, que se formalizou em sessão pública no cinema da Póvoa de Santa Iria, nos finais de 1974.

A Comissão funcionava totalmente em regime de voluntariado. Posteriormente, a comissão instaladora alargou o seu grupo, juntando-se a ela predominantemente mulheres e pessoas da vila.

Ocuparam uma vivenda que se encontrava abandonada no Bairro da Soda – Póvoa. Esta ocupação foi comunicada às autoridades de então – Marinha.
A comissão instaladora foi trabalhando, reunindo os seus esforços e abriu o Infantário, com 40 crianças, a que lhe deu o nome de Associação Popular de Apoio à Criança. Existia 1 Educadora de infância, 2 Auxiliares, 1 Funcionária da limpeza e 1 Funcionária da cozinha. A sede da Instituição funcionava na Escola Primária da Freguesia. Nesta altura decorria o ano de 1975.

Os únicos subsídios existentes eram da Junta de Freguesia (60 contos mensais, durante 6 meses) e as contribuições dos pais, através de mensalidades, de quantias simbólicas. As quantias a pagar eram iguais para todos.
Como nesta altura não existia documentação que regulamentasse estas Instituições, a Comissão Instaladora decidiu realizar o Regulamento Interno e os Estatutos da Instituição. Para tal, recorreu às experiências pessoais e profissionais de cada um dos elementos e elaborou um documento normativo da Instituição.

Entretanto, a Comissão Instaladora efetuou um pedido de um novo edifício ao Centro Regional de Segurança Social, mas foi por oferta do Governo Norueguês que obteve um novo edifício/espaço, situado na Quinta da Piedade, atual sede da Instituição. Decorria ainda o ano de 1975.
Mais tarde, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira doa à Instituição o terreno e o edifício situado contiguamente à mesma.
Nesta altura, a Comissão desdobra-se e forma a CERCI – Póvoa, cedendo-lhe o terreno e as instalações. Os elementos da Comissão distribuem-se entre as duas Instituições.
A par do crescimento da população utente, o ATL começa a funcionar nas instalações do Palácio da Quinta Municipal da Piedade, no ano de 1978.

Em 1985 a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira cedeu instalações para a Delegação dos Caniços, onde funcionou até 1997 como Creche e Jardim de infância.

Em 1994 foi feita a remodelação total da cozinha central, tendo cessado o funcionamento da cozinha na Delegação dos Caniços, que passou a copa.

Em 1995, face à procura por parte das famílias e às dificuldades na construção de novos equipamentos de Creche, a APAC passou a ter a Creche Familiar, com 7 amas.

Também em 1995 foram remodeladas as instalações da secretaria assim como da lavandaria, dispensa e gabinete contíguo.
Em virtude da remodelação do Palácio e da construção de um novo pavilhão, o ATL passa a funcionar na sede central no ano de 1996, num pavilhão construído para esta valência.

Em 1997 construiu-se o refeitório do ATL. Em 1998 foi feita uma remodelação nas instalações da Delegação dos Caniços, que passou a ter duas salas para o Pré-escolar. Ainda no ano de 1998 foi construída uma sala de Pré-escolar (contígua ao topo norte do pavilhão do ATL) e em 2000, uma sala de apoio à Creche Familiar. Nesse mesmo ano foi construído um pavilhão do Pré-escolar com 3 salas no piso inferior.

Em 2001 e 2002 foram feitos grandes arranjos nos recreios da Central (Creche/Pré-escolar) e Delegação dos Caniços (Pré-escolar).

Em 2003 e 2004 foram concluídos os arranjos no recreio do Pré-escolar / Creche (na zona superior) e foram feitas as salas de acolhimento, vestiários, casas de banho e gabinete de reuniões e arrecadação no piso inferior do pavilhão do Pré-escolar.

Em 2005 foi adquirido um autocarro de 32 lugares e foram criadas zonas relvadas nos recreios da Central.

Em 2006 deu-se continuação ao arrelvamento dos espaços exteriores da Central.

Em 2007 foi criado um Gabinete de Acção Social e no sentido de alargar a resposta às crianças e respectivas famílias, estendeu-se a valência do ATL ao 3º Ciclo, e foi aberta uma nova sala de Pré-Escolar para 25 novos utentes.

Nesse mesmo ano foi construído um campo de futebol de cinco e foram restauradas as arrecadações periféricas. O recreio do ATL foi recuperado e deu-se início à instalação de sistemas de ar condicionado na Instituição. Foi publicada a 1ª Edição do Boletim Informativo “Bola Amarela”.

Em 2008 deu-se continuidade à instalação dos sistemas de ar condicionado e foi adquirida uma carrinha ligeira de transporte (5 lugares) para apoio logístico a todos os setores da APAC.

No decorrer desse ano procedeu-se à candidatura ao Programa PARES, para construção de um novo equipamento de creche, na II fase da Quinta da Piedade.

Tendo em vista o aumento da segurança, foi adquirido equipamento de vídeo vigilância e substitui-se a vedação da Sede em todo o seu perímetro.

Foi contratada a empresa de nutrição BLOS, que passou a ter a responsabilidade da realização das ementas e da formação das funcionárias da cozinha.

Em 2009 deu-se a abertura de mais uma sala de Pré-escolar passando a lotação a nível desta valência para 218 utentes no seu total.

A APAC alargou a sua frota automóvel com a compra de um Mini Bus de 19 lugares.

Procedeu-se à pavimentação e pintura do campo de futebol e foi colocado um novo piso na área circundante.

Foi contratado um Pediatra para a realização de actividades na área da Medicina Preventiva.

Em Abril do referente ano iniciou-se a construção do novo equipamento de creche.

Em Novembro comemoraram-se os 30 anos da existência da sede da APAC.

Em 2010, a 6 de Outubro, foi inaugurado o novo equipamento de creche que dá resposta a 70 utentes. Instalaram-se mais 5 unidades de ar condicionado, de modo a contemplar mais espaços da Instituição. No recreio da Delegação dos Caniços e no telheiro do ATL colocaram-se toldos e isolamentos de forma a oferecer maior conforto em dias de sol ou chuva aos seus utentes. Procedeu-se à aquisição de uma viatura com caixa isotérmica para transporte alimentar; colocaram-se cacifos nos vestiários dos utentes do ATL. Nesta valência realizaram-se melhoramentos tais como: revestimento do telhado e recuperação das paredes exteriores. Procedeu-se ainda à substituição da canalização do edifício da Sede (cozinha/creche/berçário).

Em 2011 foi criado mais um espaço de Pré-Escolar (Delegação Chepsi) passando esta valência a integrar 236 utentes no seu total. Neste local, foram feitas obras de remodelação e foi recuperado o recreio.

No espaço do ATL foram feitas um conjunto de intervenções, nomeadamente no recreio, tanto no acesso ao campo de basket e área envolvente como no próprio campo.

Para esta valência foram convertidas algumas salas: sala de atividade física para sala de 5º ano e a sala de reuniões/arquivo para refeitório/sala de estudo. Também neste sector, o aparelho de multifunções do recreio, foi restaurado.

Ainda no decorrer deste ano, foram feitos alguns melhoramentos na Sede da Instituição, tendo-se procedido à substituição do chão do gabinete de Psicologia e do gabinete médico. A casa de banho do Pré-Escolar (Big Brother) e a sala de reuniões foram remodeladas. A sala de arrumos foi recuperada como sala de arquivo.

O edifício da Delegação dos Caniços foi pintado e foram feitas algumas obras de manutenção no recreio.

Em 2011, a APAC adquiriu um Autocarro com 57 lugares, com o objectivo de melhorar e aumentar a resposta em termos de transporte (escolar), às crianças que frequentam a Instituição