Programa de Acção 2021-2024

“Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.” 

Paulo Freire

Introdução

A crise económica, financeira e social que tem vindo a afetar o país nos últimos anos, agravada pelos efeitos da COVID 19, tem originado dificuldades para todos nós, mas não impediu que um grupo de associados, se tenha disponibilizado a candidatar-se aos corpos sociais da APAC, no quadriénio 2021/2024.

A APAC como instituição particular de solidariedade social sentiu estes efeitos, tendo passado por dificuldades, mas a procurou sempre desenvolver todos os esforços para garantir a sustentabilidade e honrar os compromissos de forma manter uma resposta de qualidade às crianças.

As mulheres e os homens que integram a Lista A, concorrente às eleições dos corpos sociais da instituição, têm consciência das dificuldades, conhecimento da situação e vão procurar com espirito de equipa, empenho, dedicação, competência e seriedade, dar continuidade ao trabalho realizado em anteriores mandatos, no sentido de manter e se possível melhorar a APAC, como instituição de referência na Póvoa de Santa Iria e no concelho de Vila Franca de Xira e, desta forma, assegurar a qualidade dos serviços aos utentes, famílias e comunidade em geral.

Área Pedagógica

Neste quadriénio 2021/2024, a equipa terá o desafio de manter e melhorar os padrões de qualidade na Área Pedagógica, a bem dos utentes (crianças), levando à prática o Projeto Educativo e os Planos de Atividades, por sala ou grupo. Diversificaremos as atividades extra de acordo com os escalões etários e disponibilidades dos utentes, tendo em vista as crianças e as suas necessidades particulares. Procuraremos envolver cada vez mais as equipas técnicas, os pais e as famílias no processo de crescimento e educação das crianças, procurando, que este processo educativo seja um trabalho de equipa e que os pais se sintam satisfeitos com o processo de aprendizagem e evolução dos seus filhos.

Recursos Humanos

Os Recursos Humanos são um dos pilares do funcionamento da APAC. Sem eles a Instituição não existia, cada um deles é fundamental na resposta às necessidades quotidianas da Instituição. Os responsáveis da APAC, tudo farão para que os profissionais aperfeiçoem as suas competências, com o objetivo de manter e melhorar os níveis de qualidade e, consequentemente se continue a ser uma Instituição de referência. Procuraremos a sua valorização profissional e/ou remuneratória, de acordo com as obrigações decorrentes da contratação coletiva e das possibilidades da Instituição.

Saúde

Tendo em conta a experiência do passado, continuaremos a manter o apoio às crianças e aos colaboradores, no âmbito da medicina preventiva e curativa, com consultas regulares. Assim como a medicina do trabalho.

Manteremos o apoio de uma empresa de nutrição que, para além de elaborar as ementas, organizará ações de formação para as funcionárias da cozinha e para os demais elementos da “Família APAC”, em prol de uma alimentação saudável e responsável.

Renovaremos os protocolos formalizados com algumas entidades, nas áreas da terapia da fala e outras. Manteremos a resposta nas áreas da psicologia clínica e educacional.

Ação Social

Num quadro de valores e princípios comuns às IPSS, no desenvolvimento e alargamento da base de apoio à Solidariedade e na luta contra a exclusão, numa perspetiva humanista centrada nas pessoas e nas famílias, e procurando privilegiar quem mais precisa, iremos manter o gabinete de ação social para apoio às famílias mais carenciadas da APAC, assim como às da comunidade.

Rede Social

Continuaremos a colaborar com o Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira, da qual somos membros, assim como com a Comissão Social da Freguesia, na qual participamos. Articularemos a nossa atuação, sempre que necessário, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca de Xira, assim como com outros organismos da rede concelhia.

Parcerias

Continuaremos a dinamizar parcerias com as Autarquias, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Junta de Freguesia da União das Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, com a Direção Geral de Reinserção Social, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira, com o Centro de Formação Profissional de Alverca, assim como com privados (da área de ensino) e outros.

Formação

Daremos continuidade às ações de formação para os funcionários e colaboradores, com formadores internos, e disponibilizaremos meios/condições para realizar ações de formação com entidades externas, quando necessário, no intuito de se valorizarem as qualificações dos profissionais da APAC.

Comunicação/Informação

Procuraremos melhorar a forma de comunicação/informação com os pais/familiares dos utentes, através de comunicados, sítio institucional (internet), via e-mail, em reuniões ou atendimentos pessoais.

Continuaremos a editar, com a periodicidade possível, o boletim informativo da APAC, “Bola Amarela”.

Sempre que possível, promover-se-ão ações de sensibilização para os pais e familiares das crianças com temáticas viradas para a infância e outras.

Instalações/Transportes/Manutenção/Serviços

Manteremos as instalações, os espaços envolvente, recreios, zonas verde e viaturas com manutenção adequada e contínua. Procuraremos reequipar a instituição sempre que possível e necessário (brevemente colocar-se-á um telheiro com estrutura metálica no recreio dos caniços). Continuaremos a reforçar as condições de segurança com a instalação nos locais adequados de um novo sistema de segurança para melhor control de saída e entrada das crianças, familiares e funcionários. Procuraremos otimizar custos, tendo como principal foco a energia e a água.

Manteremos o transporte dos utentes e clientes para as escolas do primeiro ciclo, assim como, continuaremos a prestar serviço de transporte para organizações privadas da área educativa e para outras da comunidade. Se houver disponibilidade financeira e apoio de entidades, nomeadamente do município, através do programa de apoio à aquisição de viaturas, iremos adquirir uma nova viatura para o transporte de crianças, uma vez que nos finas do ano 2021, uma delas atingirá o tempo limite de circulação.

Respostas Complementares

Continuaremos a assegurar o fornecimento de refeições aos alunos das escolas básicas da freguesia, serviço recentemente alargado aos alunos da Escola Secundaria D. Martinho Vaz de Castelo Branco, assim como, aos trabalhadores da junta de freguesia e para crianças de algumas organizações privadas da área educativa.

Enquanto prevalecer o protocolo com a segurança social, continuaremos a fornecer refeições aos utentes da cantina social.

Na base de um recente protocolo com a Associação de Pais de Alunos da D. Martinho, iremos dar continuidade ao apoio nos prolongamentos de horários e interrupções letivas nas escoas básicas nº 3 e 4 (AAAF´s e CAF´s).

Procuramos retomar o serviço takeaway para associados, assim como, de outros eventos (festas de aniversário para crianças).

Quando houver condições, retomaremos as atividades complementares, como colónias, natação, ballet, karaté, dança, música e yoga.

Iniciativas

Havendo condições retomaremos a tradicional festa de final de ano letivo (arraial), da festa de natal, bem como, outros eventos enquadrados no plano de atividades da APAC.

 “O conhecimento vem e vai, mas a sabedoria permanece.”    

       Alfred Tennyson