Programa de Ação 2025-2028

A Associação Popular de Apoio à Criança (APAC) comemora no ano de 2024, cinquenta anos de vida. Uma já longa história a servir com dedicação, entrega e qualidade a população da Póvoa de Santa Iria, em particular as suas crianças, o que a tornou numa das instituições de referência do concelho de Vila Franca de Xira. Tem sabido desde sempre adaptar-se a diversos desafios e contextos, mantendo-se fiel à sua missão de promover um ambiente educativo, seguro e inclusivo. 

Na última década, a instituição enfrentou uma série de desafios económicos, sociais e financeiros, com origem fundamentalmente no período da Troika e mais recentemente com a Pandemia da COVID-19, exacerbados por uma combinação de fatores como uma alta inflação, políticas governamentais instáveis, concorrência crescente e crises geopolíticas. 

Os efeitos destes acontecimentos foram agravados pelo assumir de alguns princípios e opções de gestão menos adequados a este cenário, os quais, por força das circunstâncias, obrigaram a APAC a prosseguir por um caminho de dificuldades económicas e de desgaste interno.

No entanto, como em qualquer organização viva e dinâmica, há momentos em que se torna necessário refletir, ajustar e renovar as práticas, sem nunca perder de vista o objetivo principal: continuar a ser uma referência de qualidade e apoio para todos os que servimos.

No próximo quadriénio, pretendemos dar continuidade ao que até aqui foi bem feito e simultaneamente implementar novas estratégias para responder aos desafios emergentes e assegurar a sustentabilidade da APAC, com foco na inovação, na melhoria contínua e no fortalecimento das nossas parcerias que conduzirá à regeneração e ao inevitável crescimento.

Existe assim a necessidade de nos recentrarmos e assumirmos, através deste plano de ação, o compromisso de trabalhar em equipa: direção, funcionários e pais, aproveitando o conhecimento dos que já cá estão e a energia de quem agora se junta a este desafio.

Estamos certos que a APAC tem futuro, com união, transparência e dedicação e que só desta forma é possível construir esse futuro, honrando o nosso papel na comunidade e reforçando a confiança de todos os que acreditam em nós.